O futuro do Wow Classic

Onyxia World of Warcraft classic

Depois de longos anos de espera, aconteceu o que parecia ser impossível: A Blizzard criou servidores de World of Warcraft Classic! Mas quais serão os planos para o futuro?

Muito antes do lançamento do Wow classic, representantes da própria Blizzard já diziam que não eram contrários à ideia de servidores The Burning Crusade e The Wrath of The Lich King após a ressurreição do vanilla. Mas como isso poderia ser feito?

The Burning Crusade

World of Warcraft expansão The Burning Crusade - TBC

Para pessoas como eu, que mal jogaram o classic na época e mesmo assim em servidor privado, a expansão que mais deixou saudades foi The Burning Crusade. Então, nada mais natural do que torcer para uma expansão do classic para o TBC.

Porém, isso não é tão simples. Muitos jogadores do classic deixaram de jogar no TBC. Algumas de suas críticas foram a inclusão de Blood Elves e principalmente dos Draeneis, com naves espaciais e viagens dimensionais.

Eles disseram que a expansão distorceu a história do Wow e seu caráter medieval fantástico. E apesar de TBC ter sido uma expansão de alto nível, é preciso reconhecer que seus argumentos não são incoerentes.

Acredito, no entanto, que The Burning Crusade conseguiu inserir novos aspectos ao jogo de forma magistral. Mas não seria um absurdo com esse público, dar o gostinho do classic e depois expandir os servidores para a expansão seguinte?

Um clássico sem expansões

Wow Raid: Onyxia's Lair

A melhor solução não parece ser a expansão dos servidores clássicos e sim apenas a criação de servidores TBC, mantendo os clássicos.

Para os jogadores interessados em progressão, haveria um período de migração ou cópia de personagem, ou mesmo deixar essa opção sempre em aberto.

Assim, quem quer ficar no Classic terá seu espaço. Quem quer reviver The Burning Crusade não terá que passar pelo leveling novamente. E ainda haveria aqueles que gostariam de criar um personagem do zero a partir do TBC.

The Wrath of The Lich King

World of Warcraft expansão The Wrath of The Lich King - WOTLK

Considerando a criação de novos servidores TBC e a manutenção dos classic servers, a criação de servidores WOTLK seria também natural, seguindo as mesmas regras da criação dos servers TBC.

Mas a partir do WOTLK há um problema: A criação do LFG.

Nessa expansão surgiu o Dungeon Finder, que passou a permitir que qualquer jogador, em qualquer zona do servidor, formasse grupos automaticamente, de forma randômica, sendo também transportados direto para dentro dos dungeons.

Essa ferramenta trouxe muitas facilidades, mas também eliminou certos aspectos importantes do jogo. E isso é quase uma unanimidade entre os jogadores mais antigos e por isso mesmo, recentemente, a Blizzard anunciou que iria banir qualquer tentativa de inserir addons de LFG no classic.

A experiência termina no WOTLK?

Teoricamente, sim. O tom nostálgico a respeito das expansões antigas do Wow perde força a partir do WOTLK, ainda que exista um bom público que começou a jogar em Mists of Pandaria e, por isso, tem um sentimento nostálgico quanto à ela.

Os erros do Cataclysm

World of Warcraft expansão Cataclysm - CATA

Acredito que o maior erro da expansão Cataclysm tenha sido o revamp de Azeroth. A partir daí, tudo mudou, inclusive para aqueles que criassem um personagem novamente.

Talvez tenha sido essa a ideia da Blizzard: Reciclar o conteúdo antigo para ficar mais atrativo, inclusive para jogadores antigos. Mas nessa época a Blizzard ainda não tinha entendido o que realmente os jogadores queriam.

A inclusão do Raid Finder não foi propriamente um erro dessa expansão, já que a inclusão do LFG (com o Dungeon Finder) começou no WOTLK.

Pandas no Wow?

World of Warcraft expansão Mists of Pandaria - MOP

Eu sei que essa opinião não é unânime, mas Mists of Pandaria foi a pedra de cal que faltava para enterrar o Wow.

Eu assisti o anúncio ao vivo na Blizzcon e fiquei perplexo, decepcionado, quando aquele panda caiu na tela dando golpes. A reação da plateia também foi medonha, com muitas vaias.

A construção da expansão foi formidável e as zonas que criaram são lindíssimas. Mas a inclusão de Pandas no jogo, do clima oriental e até mesmo a classe Monk foi um erro fatal. Foi como a inclusão dos Draeneis, só que sem ter um excelente lore por detrás.

World of Warcraft perdeu literalmente milhões de jogadores nessa época. Dos diversos fansites que comentavam aqui no Wowcraft, só sobrou um. Todos os outros pararam de publicar durante o MOP, inclusive o Wowcraft.

Boas ideias, mas…

World of Warcraft expansão Battle for Azeroth - BFA

Warlords of Draenor e Legion são boas ideias, mas que criaram uma “bagunça temporal” na história do Wow. Duas Outlands? Não dá nem pra começar a tentar explicar essa história de realidades paralelas que deu um nó no universo de World of Warcraft.

Battle for Azeroth deveria ser simplesmente um retorno às origens da guerra entre Aliança e Horda. Mas teve uma péssima recepção. A constante tentativa de modificar mecânicas de jogo nessas últimas expansões não deram uma bola dentro.

De volta ao classic: Expectativa e realidade

Aí veio o classic, trazendo de volta aquela Azeroth perdida pra onde muitos queriam voltar. Mas agora, continua a pergunta do início: Qual é o futuro do classic?

Eu gostaria muito que fossem lançados servidores TBC e WOTLK, mas que parassem no desenvolvimento do LFG, houvesse uma nova expansão, mas que não fosse Cataclysm.

Expectativa sobre o futuro do wow classic

Expectativa

Seria uma excelente oportunidade de corrigir todos os erros cometidos e criar, como a Blizzard já gosta, um universo paralelo de World of Warcraft, com novas expansões a partir do WOTLK, mas não as mesmas que vimos nessa atual realidade.

Realidade

É bem provável que os novos servidores parem mesmo no WOTLK.

Imaginem o que seria cuidar do lançamento de expansões para universos independentes de World of Warcraft? E além disso, teriam que cobrar pelas novas expansões, além das expansões do retail atual. Na verdade, a partir daí seriam dois tipos de retail.

Acho até mais plausível acreditar no lançamento de servidores de todas as novas expansões, exatamente como elas foram, do que nessa ideia.

Clique pra curtir a página no Facebook

Mas não seria demais?

Comenta aí embaixo pra compartilhar no Facebook!

You may also like...

1 Response

  1. Frizto says:

    Levando em consideração que WoW foi propositalmente lançado em três partes (Vanilla, BC e WotLK) já que veio direito do Frozen Throne acho bem provável que o futuro seja de fato a progressão do Classic até um WotLK “consertado”, esses 2 anos escondem muitos mistérios assim como foi com o WoW original, e acredito que a blizz só não quer abrir o jogo pra não gerar obrigações e pressões por parte da comunidade.

    • Ericz says:

      Interessante, não sabia disso!
      De que já haviam 2 expansões nos planos iniciais, mas faz todo sentido pelo lore de Warcraft 3.

      Vou atá dar uma pesquisada. Quem sabe rende um post. 😀

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *